Instituto Pensar - Deputadas socialistas concorrem ao Prêmio Congresso em Foco

Deputadas socialistas concorrem ao Prêmio Congresso em Foco

por: Ana Paula Siqueira


Fotos: Reprodução

As deputadas socialistas Lídice da Mata (PBS-BA), Liziane Bayer (PSB-RS) e Rosana Valle (PSB-SP) estão concorrendo ao Prêmio Congresso em Foco na categoria Mulheres na Política. Elas fazem parte da lista preliminar da categoria.

Esta é a primeira vez que o prêmio vai homenagear as parlamentares que mais se destacaram na defesa de propostas legislativas relacionadas à igualdade de gênero ou que contribuam para o aumento da representatividade política feminina.

O objetivo do Congresso em Foco é ajudar a melhorar a participação das mulheres na política. Isso porque o Brasil é apenas o 140º país em representatividade feminina na política, em um ranking de 193 nações, de acordo com a última edição do Mapa Global de Mulheres na Política, de 2020, que considera o número de deputadas federais mundo afora.

Podem concorrer ao prêmio todas as deputadas e senadoras consideradas aptas a concorrer nas categorias gerais desta 14ª edição do prêmio.

Os critérios são que as parlamentares não estejam sendo investigadas por suspeita de práticas criminosas, nem respondam a ações penais ou de improbidade administrativa em andamento. Também precisa ter exercido o mandato por ao menos 60 dias.

Deputadas e senadoras que não constam da relação poderão reivindicar a inclusão de seus nomes até o dia 26. Para isso, no entanto, terão de comprovar que não são alvo de investigação em andamento.

Respeito aos direitos humanos

Respeito aos direitos humanos também são essenciais para concorrer ao prêmio em qualquer uma das categorias ? Melhores na Câmara, Melhores no Senado, Mulheres na Política, Clima e Sustentabilidade e Defesa da Educação, patrocinada pelo instituto Todos pela Educação.

O regulamento prevê a exclusão de "parlamentar que, por atos e declarações, fizer a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais?.

Leia também: Bolsonaro não usou um terço dos recursos aprovados para políticas para mulheres desde 2019

A lista final de todos os concorrentes será divulgada no próximo dia 30.

Votação e democracia

A votação na internet começa no próximo dia 1º e vai até 30 de setembro. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 21 de outubro.

O prêmio tem como principais objetivos fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representa.

Assim como nas edições passadas, os parlamentares premiados serão definidos por três grupos: pelo público, em votação aberta na internet; por 25 jornalistas que acompanham o Congresso para diferentes veículos jornalísticos; e por um júri especializado composto por seis integrantes.

Quem quiser contribuir para aprimorar a lista, contestar ou enviar informações, basta enviar um e-mail para premio@congressoemfoco.com.br.

Com informações do Congresso em Foco



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: